quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Rinoceronte ameaçado de extinção é gerado nos EUA por inseminação artificial

Mais uma vez a ciência nos surpreende!
Será o fim das ameaças de extinção para muitas espécies, graças as descobertas genéticas?
Santa tecnologia Batman!
rs

Em 2005, cientistas coletaram o sêmen de um rinoceronte-indiano adulto do Zoológico do Bronx, em Nova York, e o congelaram.No ano passado, o material foi utilizado para a inseminação artificial de Nikki, uma rinoceronte de 10 anos que nunca havia sido mãe.

A idade da fêmea poderia prejudicar o sucesso da experiência, já que o período fértil de rinocerontes, apesar de viverem até 50 anos, termina aos 6 anos de idade.A gestação tem duração média de 420 a 570 dias.Mas, para a alegria da equipe do Zoo Cincinatti de Ohio, onde vive Nikki, a rinoceronte deu à luz esta semana!

O parto foi assistido ao vivo por especialistas, por meio de câmeras instaladas no viveiro de Nikki.Assim que avistaram o pequeno macho, biólogos do parque auxiliaram mãe e bebê, que só começou a respirar segundos após o nascimento.A nova família é monitorada 24 horas.

Especialistas acreditam que o sucesso do caso de Nikki dará novo fôlego a pesquisas de inseminação artificial em rinocerontes, que estão ameaçados de extinção.O primeiro rinoceronte do mundo gerado por inseminação artificial foi uma fêmea que nasceu no Zoo de Budapeste, e 2007.Um rinoceronte adulto pode chegar a ter 6 mil quilinhos básicos..rs :D 




Fonte: Globo

Pah :)

Nenhum comentário: