quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Baleia viaja 10 mil km para acasalar

   Uma baleia da espécie Megaptera novaeangliae, conhecida como Jubarte, estabeleceu um recorde mundial ao nadar quase 10 mil quilômetros do arquipélago de Abrolhos, na costa brasileira, até a Ilha de Madagascar, na costa leste da África, na tentativa de se acasalar!
   Ela foi fotografada pela primeira vez em Abrolhos no dia 7 de agosto de 1999.No dia 21 de setembro de 2001, por acaso foi clicada novamente por participantes de um passeio para observar baleias perto da Ilha Sainte Marie, no Oceano Índico.
Biólogos de um projeto de monitoramento do deslocamento de baleias-jubarte no Atlântico(AHWC), identificaram o animal pelo peculiar formato de sua cauda e aos padrões de pintas encontrados nela.
    Segundo pesquisadores, esta espécie de baleias, se destaca por suas longas migrações sazonais.Elas costumas de deslocar 5 mil quilômetros na direção norte-sul, ou seja,  próximo da Antártida e uma posição mais tropical.
   A baleia em questão não apenas deslocou o dobro do comum, como o fez na direção oeste-leste.
   A descoberta deve ajudar os biólogos a entender melhor o comportamento das baleias-jubarte, uma espécie que apenas recentemente saiu da categoria de animais em risco de extinção!

                                       Manchinhas características da Baleia


Fonte: BBC

Pah :)  

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa heinnnn...isso eh que eh vontade de....ummm deixa pra lah aoapokspoaskopaskoak

Rafa

BedeelhandO disse...

Las ballenas!!!!


Las gorditas??? jajajajajajaja